#Adultério: o que o livro de Provérbios diz a respeito?

Seja você Cristão(ã) ou não, entenda o que o livro bíblico de Provérbios tem a nos ensinar sobre os riscos da traição e como podemos evitar.

É incrível o quanto a prática da traição é algo que, infelizmente, já faz parte do nosso cotidiano e já é considerado ‘algo normal’ na sociedade. Hoje em dia, se escolher trair o seu cônjuge você vai encontrar pessoas com os mais diversos discursos e opiniões para justificar a sua decisão.

Um triste exemplo é que, digamos que você tenha um negócio ou trabalho voltado para o público de pessoas casadas (como é o nosso caso aqui no SDC – Segredos de Casais). De repente quer pesquisar algo no Google sobre esse público. O que você digitaria? Provavelmente algo como: ‘mulheres casadas’ ou ‘homens casados’. Como resultado aparecerá uma infinidade de conteúdos voltados para pessoas que desejam trair seu marido/esposa e não sabem como.

O que a bíblia diz sobre isso?

Se você é Cristão provavelmente saiba que o Adultério sempre foi considerado um tipo grave de pecado, digno de ser punido por apedrejamento segundo o Antigo Testamento, e relembrado diversas vezes no Novo Testamento.

Além de estar entre os pecados que poderiam impedir alguém de entrar no Reino dos Céus (1 Coríntios 6:9-11), a traição é uma conduta totalmente prejudicial ao casamento – ainda que alguns a defendam como uma forma de “sair da rotina”.

Por isso devemos estar bem atentos e vigilantes a respeito.

O livro de Provérbios

O livro supostamente escrito pelo rei Salomão aborda aconselhamentos e direções sobre 3 áreas da vivência humana:

  • O relacionamento com Deus
  • O relacionamento com sigo mesmo
  • O relacionamento com outras pessoas

O tema ‘adultério’ é mencionado pelo menos 4 vezes ao discorrer dos capítulos deste livro. Devido ao período em que foi escrito, o tema foi muito relacionado às prevenções que se deve ter em relação à ‘mulher adultera’. Mas podemos considerar esses cuidados independente do gênero (masculino ou feminino), pois o desejo de trair é algo que não depende de ser o marido ou a esposa.

A sedução dos pecadores

(Provérbios 1:10-19)

april-fools-2190223_640

Já no primeiro capítulo Salomão nos adverte sobre o cuidado que devemos ter com as más companhias. Daqueles que pecam propositalmente e tentam nos influenciar a práticas pecaminosas junto com eles.

Nesse ponto a bíblia não se diretamente sobre o adultério. Porém, há de se atentar para que a sedução daqueles que vivem uma vida de pecado (dentre os quais, o adultério) não nos leve para o mal caminho.

Advertência contra a lascívia e o adultério

Talvez possamos considerar o capítulo 5 como uma extensão do primeiro, agora advertindo sobre o cuidado que devemos ter para com os que praticam deliberadamente o adultério.

Essas pessoas – sejam homens ou mulheres – usam palavras doces e persuasivas, cheias de más intenções. São aqueles ‘coleguinhas’ que te conquistam e te confundem. Começa como colega… depois parte para uma amizade… mais adiante a amizade se torna colorida… em seguida é uma amizade mais intima… e sem perceber, você já está apaixonado(a) por aquela pessoa. E tenta encontrar motivos para justificar o seu sentimento, a maioria das vezes culpando seu cônjuge. E de brinde… você corre o risco de não herdar a vida eterna no céu.

O melhor que se tem há fazer é afastar o seu caminho desta pessoa. Literalmente:

  • Troque sua rota, passe em outra rua.
  • Troque seu horário de almoço.
  • Bloqueie suas Redes Sociais.
  • Não responda a mensagens maliciosas.
  • Etc.

Guarde o seu prazer para seu cônjuge

Este capitulo ainda orienta a guardar o seu sentimento para a pessoa que você ama, aquela que Deus preparou pra você.  Com essa pessoa você pode se deleitar. Para ela você deve entregar o seu corpo, o seu prazer, o seu desejo. Com ela você deve se saciar, e não com terceiros.

Quanto ao adúltero, Deus cuidará.

Nada justifica uma traição

jealousy-3029711_640

O capitulo 6 fala da capacidade que a Palavra de Deus tem de nos orientar e nos proteger, inclusive do adultério. E que não devemos ‘fechar os ouvidos’ a esses ensinamentos que são direção para nosso caminho.

Não podemos nos deixar seduzir pela conduta das pessoas que buscam nos tirar foco do nosso casamento. Nem deixar nosso coração se seduzir pelas maliciosas trocas de olhar desta pessoa, que está a procura de uma vida preciosa para destruir ou de um casamento abençoado para arruinar.

É impossível se envolver com alguém que promova o adultério sem se sujar. Todo ato de traição deixa suas marcas negativas na vida e no casamento de uma pessoa. O amor que você tem pelo cônjuge será abalado, e a sua paz interior será prejudicada. Pois não há justificativa que lhe dê motivos suficientes para trair a pessoa que você escolheu para amar.

Fontes bíblicas: Provérbios de Salomão

Quer receber nossos comunicados por e-mail? Cadastre-se abaixo:

Resultado de imagem para banner duloren
Anúncios

2 comentários sobre “#Adultério: o que o livro de Provérbios diz a respeito?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s