Monogamia rima com monotonia?

No dicionário, monogamia é definida como tipo de regime ou costume “imposto” ao homem ou mulher de ter apenas um cônjuge.  Apenas 5% das espécies são monogâmicas, escolhem um parceiro para passar o resto da vida.

Monogamia é:  construção social? Escolha pessoal? Inerente ao ser humano ou acordo mútuo?

Em nossa cultura adotamos a monogamia como algo natural e inerente ao ser, mas podemos nos deparar com culturas como a mulçumana que não adotam a monogamia como regra.

Há várias explicações e pesquisas sobre a sua origem, podemos destacar duas delas:

v  Regra que se deu diante da evolução das DSTs – Caçadores e coletores das tribos passaram a ter relação apenas com uma mulher para diminuir o risco de morte.

v  Construída – Homens passaram à se unir as fêmeas para proteger a prole e garantir sua linhagem genética.

Tendo em vista que a monogamia seria construção social, em sua concepção sempre se destaca a questão do controle. Quando nos unimos a alguém essa pessoa passa a ser “propriedade” nossa e vice-versa, o ciúme entra como demonstração de afeto alimentando essa ideia de posse- “o que é meu eu não compartilho”.

No entanto, estabelecer uma relação monogâmica é também levar em conta o conceito de liberdade e de como ela é vivenciada de formas divergentes entre homens e mulheres. O controle e o ciúme não necessariamente precisam estar presentes, pode aparecer mas não é a base da relação.

Para o homem, muitas vezes, a monogamia é sentida como a perda da liberdade física de agir sexualmente. Já para a mulher é sentida como não poder realizar seus projetos de vida, não colocando seus sonhos em prática.

Estabelecer uma comunicação adequada com o parceiro quanto ao conceito de liberdade é importante para que ambos vivenciem sua individualidade e construam uma relação saudável e prazerosa, onde há troca e não disputa de poder.

Ser monogâmico é uma questão de escolha. Para isso é importante compreender que a rotina faz parte de qualquer relação, seja ela de amizade, familiar, afetiva e profissional, existindo justamente porque desejamos e precisamos de estabilidade.

A monotonia existe nas relações e a previsibilidade é importante para a construção de vínculos, porém isso não significa que ela traz acomodação, é o inverso, ela é um sinal de que devemos nos movimentar para criar o novo. A rotina, quando bem vivida, pode ser positiva, tédio é causado por acomodação portanto são coisas extremamente diferentes.

” A monogamia é uma prisão quando não é vista como uma escolha. ” Alex Castro

Café com Pimenta

Rua São Paulo n° 833

Vila Mendonça – Araçatuba-  SP.

Contato comercial- (18) 99713-6512

Psicóloga Laís Messias-(18) 99802-7906

Psicóloga Aline Doná – (18) 99640-6844

https://www.facebook.com/cafecompimentahot/

E-mail – cafecompimentahot@gmail.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s