Carência afetiva e suas consequências

Estamos vivendo num mundo de pouco contato físico e extremo contato tecnológico. Mal usamos o telefone para ao menos ouvir uma voz em tempo real, estamos ficando cada dia mais acomodados a superficialidade, a fria e distante realidade de quem somos e o que realmente sentimos. Nossas carências são camufladas por emoticons de corações, um áudio bem desenrolado e imagens distorcidas de nossa realidade. Nos deparando com referências  de “ família Doriana”, deixando – nos cada vez mais vulneráveis a estórias montadas, necessitando urgentemente fazer parte desse “ padrão” , desenhado pela sociedade atual.

 É  nesse momento que nós mulheres muitas vezes , esquecemos o raciocínio lógico, a intuição e até mesmo o discernimento do certo e o errado, para mergulhamos  na fantasia do amor mágico, do príncipe encantado, e mal percebemos que muitos deles são sapos.

Nos noticiários atuais o que mais se tem ouvido, é sobre mulheres que caíram em algum conto, se permitiram ser invadidas de alguma forma, por homens extremamente calculistas, psicopatas e perversos de níveis assustadores.

E aí vem o questionamento. Como ela se deixou levar? Como não percebeu antes?

De quem vê de fora é muito fácil julgar, criticar e dar o veredito. Mas como eu acabei de dizer acima, muitas vezes se trata de homens extremamente envolventes , que aproveitam da carência, e através da fantasia do “ homem ideal”,  envolver a vítima dentro de uma estória de conto de fadas, onde a princesa que um dia foi gata borralheira , num determinado momento de sua vida, com ex marido , namorado , ou família,  enfim terá em seus braços o príncipe, que não veio a cavalo, mas veio através do destino chamado, tinder, badoo, ou qualquer outro aplicativo facilitador de finais felizes. Neles você pode escolher  a raça, , altura , peso e qualidades do personagem principal da sua estória , não escrevi errado não, é  estória sem H, mesmo ,  porque muitas são  fictícias , baseadas em sonhos, ilusões  e  fantasias.

Temos culpa por isso ?

Estamos tão carentes de amor real, de histórias verdadeiras, da vida como ela é, que ficamos  vulneráveis, e  qualquer movimento próximo   do que pareça  um pedacinho de uma felicidade plena nesse mundo de Doriana,  cegando nosso cérebro ativo, ansioso já   mergulhado em   horas , dias, meses e anos no mundo de fantasias da internet.  Muitas vezes não  temos mais o discernimento do real e imaginário, nesse momento  muitas se apegam ao que absorveram , uma ilusão implantada em nossos desejos primitivos.

Não estou dizendo aqui  que esses aplicativos não são sérios, ou eficazes, muito pelo contrário, conheço muitas amigas que casaram através deles ou namoraram pessoas especiais.

Só estou alertando a todas nós que devemos antes de abrir nossos corações, intimidades, nosso lar e entregar nossas vidas , tenhamos tempo  suficiente para  entender o livro que estamos   pretendo escrever, se será de contos de fadas, que nunca existiu ou uma autobiografia de páginas verdadeiras e pessoas reais, que constroem um amor baseado na verdade , na vida como realmente é.

Rania Luz

Rania Luz é Coach de Relacionamento e Sexualidade, especializada em terapia sexual e terapia tântrica. Estudante de Psicanálise Integrativa Palestrante e Mãe de 4 filhos. 
Instagram: @studio_ranialuz  |  Facebook: Studio Rania Luz   |  www.ranialuz.com.br

prazer masculino
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s